domingo, 20 de junho de 2010

3,2,1... Zero stress




Não deixe a correria do dia a dia acabar com você. Use as estratégias a seguir e alguns exercícios de ioga para entrar nos eixos
Por Jen Ator // Fotos Chris Shipman

Na televisão, chefs gringos como Jamie Oliver e Emeril Lagasse preparam pratos incríveis com uma facilidade e rapidez que dão gosto. Fora da telinha, no entanto, são as mulheres que se descabelam para comprar os ingredientes, cozinhar, deixar a casa em ordem e dar conta de trabalho, filhos, marido, academia e, ufa!, vida social. “O que distingue uma pessoa histérica de outra centrada é a percepção de controle sobre as situações”, diz Paul Rosch, presidente do Instituto Americano de Stress. Use as dicas abaixo e sinta-se preparada para tirar de letra qualquer cenário difícil.

Seu corpo em pânicoSe a casa cai, o córtex adrenal secreta cortisol e a medula adrenal, que fica no mesmo lugar, produz epinefrina. Quando as substâncias caem na circulação, o fígado libera mais glicose, açúcar que dá apoio para o corpo reagir, lutando ou fugindo. A confusão hormonal aumenta a pressão sanguínea, disparando o risco de derrame e problemas cardíacos. O cortisol também faz o corpo estocar mais gordura na barriga.

1/ Dilua o nervosismoEm um estudo realizado na University College London, na Inglaterra, 75 voluntários foram divididos em dois grupos. O primeiro tomou o equivalente a 1 xícara de chá preto e o segundo ingeriu uma bebida com sabor semelhante. Todos foram submetidos a situações de stress e tiveram seus níveis de cortisol monitorados. Naqueles que consumiram a infusão, o hormônio apresentou queda de 47%, ante 27% da turma que engoliu placebo. “O ideal é ingerir o chá logo após o preparo”, diz a nutricionista Cristina Martins, do Rio de Janeiro. Beba quando estiver estressada.

2/ Diga #$@*&!Falar palavrão reduz o stress, de acordo com uma pesquisa publicada no periódico Leadership & Organization Development Journal. Ninguém está sugerindo que você saia por aí xingando todo mundo, mas soltar impropérios na privacidade do seu carro, da cozinha ou do quarto vai ajudá-la a relaxar.

3/ Coloque pressãoApertar pontos de acupuntura é uma maneira rápida e efetiva de liberar as tensões — a técnica pode reduzir o stress em mais de 39%, segundo pesquisadores da Universidade Politécnica de Hong Kong, na China. Para sentir o alívio ainda mais rápido, massageie a área localizada entre o dedão e o dedo indicador da mão entre 20 e 30 segundos.

4/ Delicie-seOs flavonoides do cacau relaxam os vasos, permitindo que as artérias se dilatem, reduzindo a pressão sanguínea. Essa foi a conclusão de um estudo publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences. Prefira os chocolates amargos, que têm mais componentes anti-stress do que a versão ao leite, e coma apenas 30 g por dia, que equivalem a uma barra pequena. “O cacau também eleva a disposição mental e a função cognitiva e tem um grande impacto positivo sobre o humor”, diz Cristina.

5/ Acesse o YouTubeSó de pensar que você vai cair na gargalhada, os níveis dos hormônios relacionados ao stress cortisol e epinefrina despencam no cérebro. Isso não é uma piada, não. Trata-se da conclusão de uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade Loma Linda, nos EUA.

6/ Mastigue a gorduraDe acordo com um levantamento da Universidade de Pittsburgh, nos EUA, pessoas com altos índices de EPA e DHA, dois tipos de ômega 3, são mais felizes, menos impulsivas e, geralmente, mais agradáveis. Melhore o seu humor adicionando mais alimentos ricos nesse ácido graxo — salmão, sardinha e arenque estão no topo da lista — ao seu cardápio. Ou tome diariamente 400 mg de suplementos de óleo de peixe com essas substâncias.

E utilize do melhor remédio já conhecido pelo homem contra o stress...NÃO ESQUEÇA DE SORRIR!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário